segunda-feira, 16 de novembro de 2020

RELACIONAMENTO COM DEUS (1Ts 5:16-22)


EM NOSSAS ATITUDES

1Ts 5:16 Regozijai-vos sempre. 17 Orai sem cessar. 18 Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.

·        Alegria: Fp 4.4 Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. 

·        Oração: Ef 6.18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos 

·        Ações de graças: Ef 5.20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo

EM NOSSO DESENVOLVIMENTO

1Ts 5:19 Não apagueis o Espírito. 20 Não desprezeis as profecias; 21 julgai todas as coisas, retende o que é bom; 22 abstende-vos de toda forma de mal.

EM NOSSO DESENVOLVIMENTO (2)

·        A ação do Espírito Santo: Ef 4.23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento

·        Não despreze as Profecias: 1Co 14.3 Mas o que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando.

o   Compare com as Escrituras: At 17.11 Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

·        Longe da aparência do mal: Salmo 1º 1 Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.

DEUS É NOSSO PROVEDOR

23 O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 24 Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.

·        Submetam-se à santificação até o fim:  Rm 6.22 Agora, porém, libertados do pecado, transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para a santificação e, por fim, a vida eterna;

SAUDAÇÃO FINAL

25 Irmãos, orai por nós. 26 Saudai todos os irmãos com ósculo santo. 27 Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos. 28 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja convosco.

CONCLUSÃO

·        Que nossas atitudes reflitam nossa reconciliação com DEUS em CRISTO

·        Que nos dediquemos ao desenvolvimento de nossa FÉ

·        Que confiemos na poderosa mão do SENHOR que nos dá a capacitação para crescermos para a honra e glória DELE

DEVERES DE TODOS NÓS (1Ts 5:12-15)

 


APOIO E RESPEITO AOS LÍDERES

1Ts 5:12 Agora, vos rogamos, irmãos, que acateis com apreço os que trabalham entre vós e os que vos presidem no Senhor e vos admoestam; 13 e que os tenhais com amor em máxima consideração, por causa do trabalho que realizam. Vivei em paz uns com os outros. 

Hb 13:17 Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles; pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo; porque isto não aproveita a vós outros.

 

DEVERES DE TODOS NÓS (1)

14 Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos. 15 Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.

 

DEVERES DE TODOS NÓS (2)

 

·        Advertir os rebeldes (v. 14)

o   1Tm 1:5 Ora, o intuito da presente admoestação visa ao amor que procede de coração puro, e de consciência boa, e de fé sem hipocrisia.

·        Animar os desanimados (v. 14)

o   Is 35.4 Dizei aos desalentados de coração: Sede fortes, não temais. Eis o vosso Deus. A vingança vem, a retribuição de Deus; ele vem e vos salvará.

·        Esclarecer aos fracos na fé (v. 14)

o   Rm 14.1 Acolhei ao que é débil na fé, não, porém, para discutir opiniões.

 

DEVERES DE TODOS NÓS (3)

·        Ter paciência com todos (v. 14)

o   1Co 13.4 O amor é paciente, é benigno; 

·        Não nos vingarmos (v. 15)

o   Rm 12.17 Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;

·        Fazer o bem no mundo ao nosso redor (v. 15)

o   1Jo 2.10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço.

CONCLUSÃO

DEUS nos deu Sua paz (Jo 14:27 “a minha paz vos dou”) e nos deu líderes que nos ajudem a desfrutar dessa paz e a nós cabe promovê-la ao nosso redor (Rm 12:18 “quanto depender de vós, tende paz com todos”)

sábado, 14 de novembro de 2020

OS MALES DA SUJEIÇÃO AOS DESEJOS CARNAIS (Tg 4:1-10)

SUJEIÇÃO AOS DESEJOS CARNAIS PROMOVEM GUERRA E CONFLITOS

1 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres (ἡδονῶν/ hēdonōn) que militam na vossa carne? 

Ef 4:17 Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, 18 obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, 19 os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.

HEDONISMO

·         Hedonismo: filosofia que determina que a satisfação dos prazeres é o bem supremo da existência humana

·         Manifesta-se principalmente com os seguintes focos:

o   Sexo: lascívia

o   Dinheiro: ganância

o   Poder: ambição

SUJEIÇÃO AOS DESEJOS CARNAIS NOS AFASTA DE DEUS E DE SUAS BENÇÃOS

2 Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3 pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 4 Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. 5 Ou supondes que em vão afirma a Escritura: É com ciúme que por nós anseia o Espírito, que ele fez habitar em nós? 6 Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

1Jo 2:15 Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 16 porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo

SUJEIÇÃO À VONTADE DE DEUS NOS APROXIMA DE SUAS BENÇÃOS

7 Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. 9 Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. 10 Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.

1Co 10:13  Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.

1Pe 5:6 Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte, 7 lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

CONCLUSÃO

·         A sujeição aos desejos carnais nos afasta de DEUS

o   É marcada pelo desejo de satisfação pessoal em primeiro lugar

·         A sujeição à DEUS nos aproxima de suas bençãos

o   É marcada pela desejo de cumprir a vontade de DEUS em primeiro lugar

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

O DIA DO SENHOR (1Ts 5:1-11)

O DIA DO SENHOR

1Ts 5:1 Irmãos, relativamente aos tempos e às épocas, não há necessidade de que eu vos escreva; 2 pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. 3 Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vêm as dores de parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão.


O DIA DO SENHOR PREDITO PELOS PROFETAS DO VT

Isaías 2:12

Porque o Dia do Senhor dos Exércitos será contra todo soberbo e altivo e contra todo aquele que se exalta, para que seja abatido;

Isaías 13:6

Uivai, pois está perto o Dia do Senhor; vem do Todo-Poderoso como assolação.

Isaías 13:9

Eis que vem o Dia do Senhordia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação e dela destruir os pecadores.

Ezequiel 30:3

Porque está perto o dia, sim, está perto Dia do Senhordia nublado; será o tempo dos gentios.

Zacarias 14:1

Eis que vem o Dia do Senhor, em que os teus despojos se repartirão no meio de ti.

Amós 5:18

Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz.

Sofonias 1:7

Cala-te diante do Senhor Deus, porque o Dia do Senhor está perto, pois Senhor preparou o sacrifício e santificou os seus convidados.

Sofonias 1:14

Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clama até o homem poderoso.

Joel 1:15

Ah! Que dia! Porque o Dia do Senhor está perto e vem como assolação   do Todo-Poderoso.

Joel 3:14

Multidões, multidões no vale da Decisão! Porque o Dia do Senhor está perto, no vale da Decisão.

Malaquias 4:5

Eis que eu vos enviarei o  profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do Senhor;

Apocalipse 1:10

Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi, por detrás de mim, grande voz, como de trombeta,


O DIA DO SENHOR DECLARADO POR JESUS

Is 61:1 O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram 3 e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória.

Lc 4:18 O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, 19 e apregoar o ano aceitável do Senhor. 20 Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.

 

ATENTOS E VIVENDO PARA A GLÓRIA DE DEUS

4 Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse Dia como ladrão vos apanhe de surpresa; 5 porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. 6 Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. 

Cl 1:13 Ele (o SENHOR) nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor

 

RESGATADOS POR DEUS

7 Ora, os que dormem dormem de noite, e os que se embriagam é de noite que se embriagam. 8 Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação; 9 porque Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação mediante nosso Senhor Jesus Cristo, 10 que morreu por nós para que, quer vigiemos, quer durmamos, vivamos em união com ele. 11 Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.

Rm 5:8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida


CONCLUSÃO

·         No DIA DO SENHOR, DEUS acertará as contas com o mundo e seus pecados

·     NÓS fomos reconciliados com DEUS e assim, fomos resgatados desse mundo que segue em rota de colisão com a IRA DE DEUS

·         Ninguém sabe quando será esse DIA

·         Diante disso, que enquanto vivermos, vivamos para a HONRA E GLÓRIA DE DEUS!

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

RESSURREIÇÃO E ETERNIDADE (1Ts 4:13-18)

 

 

A MORTE

1Ts 4:13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança

Lc 16:22 Aconteceu morrer o mendigo (Lázaro) e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23 No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. 24 Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama...

Lc 16:29 Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 

 

EM CRISTO, A MORTE NÃO É O FIM

1Ts 4:14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. 15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. 

Jo 6:40 De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

Jo 11:25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá;

 

RESSURREIÇÃO E ETERNIDADE

1Ts 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; 17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 

1Co 15:51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. 54 E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. (Is 25.8) 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (Os 13.14) 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 



 

CERTEZA DA ETERNIDADE

1Ts 4:18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.

1Co 15:57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.

 

CONCLUSÃO

·         Em Cristo, a morte não é o fim

·         Aqueles que morreram crendo em JESUS já estão desfrutando da presença de DEUS e nos precederão na ressurreição

·         Quando Cristo voltar, se estivermos vivos, seremos transformados para nos unirmos à CRISTO na ETERNIDADE

·         Que estejamos firmes aguardando o cumprimento dessa PROMESSA!

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

AMOR AO PRÓXIMO (1Ts 4:9-12)

O SEGUNDO GRANDE MANDAMENTO

9 No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros; 

1Jo 2:7 Amados, não vos escrevo mandamento novo, senão mandamento antigo, o qual, desde o princípio, tivestes. Esse mandamento antigo é a palavra que ouvistes. 8 Todavia, vos escrevo novo mandamento, aquilo que é verdadeiro nele e em vós, porque as trevas se vão dissipando, e a verdadeira luz já brilha. 9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 

 

PROGRESSO CONTÍNUO

10 e, na verdade, estais praticando isso mesmo para com todos os irmãos em toda a Macedônia. Contudo, vos exortamos, irmãos, a progredirdes cada vez mais

Fp 3:13 Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, 14prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

 

SIMPLICIDADE, EMPENHO E DIGNIDADE

11e a diligenciardes por viver tranquilamente, cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos, como vos ordenamos; 12 de modo que vos porteis com dignidade para com os de fora e de nada venhais a precisar.

Ef 5:15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 

Sl 90:17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.

 

CONCLUSÃO

1Jo 4:7 Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus. 8 Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 9 Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. 10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.

sábado, 7 de novembro de 2020

SABEDORIA CELESTIAL (Tiago 3:13-18)

 

SABEDORIA CELESTIAL PRODUZ PRUDÊNCIA E BOAS ATITUDES

13 Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. 

Pv 1:7  O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

 

EXPERIÊNCIA MUNDANA PRODUZ INVEJA E EGOISMO

14 Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso, nem vos glorieis disso, nem mintais contra a verdade. 15 Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. 16 Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins

2Tm 3:1 Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, 2 pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, 3 desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, 4 traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus

 

CARACTERÍSTICAS DA SABEDORIA CELESTIAL

17 A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento

Gl 5:22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

 

PAZ: A ORIGEM DO BEM

18 Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

2Co 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 20 De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus. 21 Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus

 

 

CONCLUSÃO

·         Prudência e boas atitudes procedem da sabedoria concedida por Deus

·         Sabedoria só pode ser obtida com o temor do SENHOR

·         A sabedoria é resultado da santificação em nossa vida e reflete o fruto do Espírito

·         Quanto mais plena for a ação da sabedoria em nossa vida, mais desfrutaremos da PAZ de DEUS por meio da qual seremos verdadeiras testemunhas de SEU amor

sexta-feira, 6 de novembro de 2020

ESPIRITUALIDADE E SEXUALIDADE (Ef 4:1-8)


VIVER PARA HONRAR À DEUS

1 Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; 2 porque estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. 

Ef 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados,

 

SEXUALIDADE QUE REFLETE A ESPIRITUALIDADE

3 Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; 4 que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, 5 não com o desejo de lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; 

·         Prostituição: πορνείας (pornéias) = imoralidade sexual

o   Veja Levítico capítulo 18 a lista de imoralidades sexuais que DEUS abomina!!!

·         Lascívia: ἐπιθυμίας (epithimías) = devassidão, incontinência

·         Santificação e honra: Sexo com compromisso, respeito, amor e reciprocidade

 

ABUSO E ENGANO

6 e que, nesta matéria, ninguém ofenda nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador,

·         Ofender: ὑπερβαίνειν (hyperbainein) = ultrapassar limites, forçar, abusar

·         Defraudar: πλεονεκτεῖν (pleonektein) = abusar, aproveitar, seduzir e enganar

 

CHAMADOS PARA A SANTIFICAÇÃO

7 porquanto Deus não nos chamou para a impureza, e sim para a santificação. 8 Dessarte, quem rejeita estas coisas não rejeita o homem, e sim a Deus, que também vos dá o seu Espírito Santo.

Cl 1:9 ... que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; 10 a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus;

 

CONCLUSÃO

·         Sua sexualidade reflete sua espiritualidade

·         Sua sexualidade está relacionada com sua santificação

·         DEUS quer que sejamos felizes nessa área, de forma honrada

quarta-feira, 4 de novembro de 2020

ENSINO, PERSEVERANÇA E VITÓRIA (1Ts 3:1-10)


ZELO PELO PROGRESSO DOS CRENTES

1 Pelo que, não podendo suportar mais o cuidado por vós, pareceu-nos bem ficar sozinhos em Atenas; 2 e enviamos nosso irmão Timóteo, ministro de Deus no evangelho de Cristo, para, em benefício da vossa fé, confirmar-vos e exortar-vos

Ef 4:11 E ele mesmo (o Senhor) concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

 

A CERTEZA DAS PROVAÇÕES

3 a fim de que ninguém se inquiete com estas tribulações. Porque vós mesmos sabeis que estamos designados para isto; 4 pois, quando ainda estávamos convosco, predissemos que íamos ser afligidos, o que, de fato, aconteceu e é do vosso conhecimento. 

Jo 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

 

PERSEVERANÇA PELA FÉ

5 Foi por isso que, já não me sendo possível continuar esperando, mandei indagar o estado da vossa fé, temendo que o Tentador vos provasse, e se tornasse inútil o nosso labor. 6 Agora, porém, com o regresso de Timóteo, vindo do vosso meio, trazendo-nos boas notícias da vossa fé e do vosso amor, e, ainda, de que sempre guardais grata lembrança de nós, desejando muito ver-nos, como, aliás, também nós a vós outros, 

7 sim, irmãos, por isso, fomos consolados acerca de vós, pela vossa fé, apesar de todas as nossas privações e tribulação, 8 porque, agora, vivemos, se é que estais firmados no Senhor. 9 Pois que ações de graças podemos tributar a Deus no tocante a vós outros, por toda a alegria com que nos regozijamos por vossa causa, diante do nosso Deus, 10 orando noite e dia, com máximo empenho, para vos ver pessoalmente e reparar as deficiências da vossa fé?

Rm 5:3 E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. 5 Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

 

CONFIRMAÇÃO E VITÓRIA

11 Ora, o nosso mesmo Deus e Pai, e Jesus, nosso Senhor, dirijam-nos o caminho até vós, 12 e o Senhor vos faça crescer e aumentar no amor uns para com os outros e para com todos, como também nós para convosco, 13 a fim de que seja o vosso coração confirmado em santidade, isento de culpa, na presença de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os seus santos.

1Co 1:6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós, 7de maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, 8 o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

CONCLUSÃO

·         Leve sempre a sério o aprendizado da Palavra de Deus

·         Ela nos orienta a enfrentarmos as provações com perseverança

·         Estejamos firmes na fé em Cristo, pela qual veremos a VITÓRIA final do SENHOR

segunda-feira, 2 de novembro de 2020

PERSEVERANÇA QUE VEM DA CONFIANÇA (1Ts 2:13-16)

CONFIANÇA NO DEUS DA PALAVRA

1Ts 2:13 Outra razão ainda temos nós para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, tendo vós recebido a palavra que de nós ouvistes, que é de Deus, acolhestes não como palavra de homens, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual, com efeito, está operando eficazmente em vós, os que credes

Sl 19:7 A lei do Senhor é perfeita e restaura a alma; o testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices. 8 Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração; o mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos. 9 O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre; os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos.

PERSEVERANÇA QUE VEM DA CONFIANÇA

1Ts 2:14 Tanto é assim, irmãos, que vos tornastes imitadores das igrejas de Deus existentes na Judeia em Cristo Jesus; porque também padecestes, da parte dos vossos patrícios, as mesmas coisas que eles, por sua vez, sofreram dos judeus, 

At 17:1 Tendo passado por Anfípolis e Apolônia, chegaram a Tessalônica, onde havia uma sinagoga de judeus. 2 Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras, 3 expondo e demonstrando ter sido necessário que o Cristo padecesse e ressurgisse dentre os mortos; e este, dizia ele, é o Cristo, Jesus, que eu vos anuncio. 4 Alguns deles foram persuadidos e unidos a Paulo e Silas, bem como numerosa multidão de gregos piedosos e muitas distintas mulheres. 5 Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. 

INIMIGOS DE DEUS

1Ts 2:15 (judeus) os quais não somente mataram o Senhor Jesus e os profetas, como também nos perseguiram, e não agradam a Deus, e são adversários de todos os homens, 16 a ponto de nos impedirem de falar aos gentios para que estes sejam salvos, a fim de irem enchendo sempre a medida de seus pecados. A ira, porém, sobreveio contra eles, definitivamente.

Jo 3:17 Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 

DISCÍPULOS QUE PROGRIDEM HONRAM AOS SEUS MESTRES

1Ts 2:17 Ora, nós, irmãos, orfanados, por breve tempo, de vossa presença, não, porém, do coração, com tanto mais empenho diligenciamos, com grande desejo, ir ver-vos pessoalmente. 18 Por isso, quisemos ir até vós (pelo menos eu, Paulo, não somente uma vez, mas duas); contudo, Satanás nos barrou o caminho. 19 Pois quem é a nossa esperança, ou alegria, ou coroa em que exultamos, na presença de nosso Senhor Jesus em sua vinda? Não sois vós? 20 Sim, vós sois realmente a nossa glória e a nossa alegria!

1Pe 5:1 Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda coparticipante da glória que há de ser revelada: 2 pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; 3 nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. 4 Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória.

 

CONCLUSÃO

·         Confie de coração que a Bíblia é a Palavra de DEUS

·         Essa confiança nos capacita a perseverar nas tribulações

·         Progrida no aprendizado da Palavra de Deus para glorificar ao SENHOR

·         Aqueles que nos perseguem prestarão contas à DEUS

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...