Paulo, apóstolo por comissão de Cristo
10 Porventura, procuro eu, agora, o favor
dos homens ou o de Deus? Ou procuro agradar a
homens? Se agradasse ainda a homens, não seria servo de Cristo. 11
Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado
não é segundo o homem, 12 porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem
algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.
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Agradar a homens: a sociedade demandava a adequação da mensagem do evangelho às suas tradições,
impondo o cumprimento da lei mosaica para o acesso à salvação conforme vimos em
Atos 15:1 (Cristo + circuncisão)
·
Origem da mensagem: não recebida por intermediários mas diretamente de Cristo conforme vemos
em 2Co 12:1-5:
o
1
Se é necessário que me glorie, ainda que não convém, passarei às visões e
revelações do Senhor. 2 Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos, (aprox.
33 d.C.) foi arrebatado até ao terceiro céu (se no corpo ou fora do corpo, não
sei, Deus o sabe) 3 e sei que o tal homem (se no corpo ou fora do corpo,
não sei, Deus o sabe) 4 foi arrebatado ao paraíso e ouviu palavras
inefáveis, as quais não é lícito ao homem referir. 5 De tal coisa me
gloriarei; não, porém, de mim mesmo, salvo nas minhas fraquezas.
O conhecimento de Paulo a respeito da
Lei judaica
13 Porque ouvistes qual foi o meu
proceder outrora no judaísmo, como sobremaneira perseguia eu a
igreja de Deus e a devastava. 14 E, na minha nação, quanto ao judaísmo,
avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das
tradições de meus pais.
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A formação de Paulo: At 22:3 “Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas
criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel (At
5:34), segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com
Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.”
Desígnio e preparação de Paulo
15 Quando, porém, ao que me separou
antes de eu nascer e me chamou pela sua graça, aprouve 16
revelar seu Filho em mim, para que eu o pregasse entre os gentios,
sem detença, não consultei carne e sangue, 17 nem subi
a Jerusalém para os que já eram apóstolos antes de mim, mas parti
para as regiões da Arábia (entre At 9:21 e 22) e voltei, outra vez,
para Damasco.
·
O tempo na Arábia: tempo em que Paulo teria passado com Deus, recebendo revelações (2Co
12:1-5) entendendo a revelação de Jesus
Cristo em toda a Lei e os Profetas, velada aos que, sem o Espírito Santo jamais
a verão.
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Jesus fez referência a essa revelação no caminho de Emaús: Lc 24:25 Então, lhes disse
Jesus: Ó néscios e tardos de coração para crer tudo o que os profetas
disseram! 26 Porventura, não convinha que o Cristo padecesse e entrasse na
sua glória? 27 E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas,
expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.
O início do ministério de Paulo
18 Decorridos três anos,
então, subi a Jerusalém (At 9.26) para avistar-me com Cefas
e permaneci com ele quinze dias; 19 e não vi outro dos apóstolos, senão Tiago,
o irmão do Senhor. 20 Ora, acerca do que vos escrevo, eis que diante
de Deus testifico que não minto. 21 Depois, fui para as regiões da
Síria e da Cilícia. 22 E não era conhecido de vista das
igrejas da Judeia, que estavam em Cristo. 23 Ouviam somente
dizer: Aquele que, antes, nos perseguia, agora, prega a fé que, outrora,
procurava destruir. 24E glorificavam a Deus a meu respeito.
·
Paulo não havia
se reunido com os apóstolos até que voltou da Arábia. Reuniu-se com Pedro e
Tiago apenas.
·
Depois da reunião, Paulo (junto com Barnabé At 12:25) subiram para a Síria, chegando a
Antioquia e de lá Cilícia, já na primeira viagem missionária.
CONCLUSÃO
·
Os
judaizantes questionavam a autoridade de Paulo e sua mensagem sobre a salvação
pela Graça
·
Paulo
apresenta suas credenciais e experiência demonstrando que agia por comissão
direta de JESUS
·
Neste
trecho, temos acesso ao currículo de Paulo e assim, entendemos sua designação
como missionário, mestre e pastor à serviço de CRISTO
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