segunda-feira, 28 de abril de 2014

Panorama do Antigo Testamento

Introdução ao Antigo Testamento
A Bíblia é um livro composto por livros. Sessenta e seis livros divididos em dois testamentos ou alianças: a Aliança Mosaica (Ex 24:8; 2RS 23:2) e a Nova Aliança (Mt 26:28).
Os termos Antigo Testamento e Novo Testamento passaram a ser utilizados no final do segundo século de nossa era.
O Antigo Testamento registra a criação; o dilúvio; a chamada de Abraão; a formação do povo israelita; o relacionamento entre DEUS e a nação de Israel; a peregrinação no deserto; a conquista parcial da terra de Canaã; o tempo sob a autoridade de Juízes e Reis; a divisão dos Reinos do Norte e Sul; os cativeiros e o retorno de Judá à Terra Prometida.
Todo o registro é acompanhado pelas profecias ligadas a um Libertador que haveria de vir, o qual estabeleceria uma Nova Aliança.
Para fins didáticos, estudaremos o Antigo Testamento com a perspectiva de seus períodos históricos, fazendo-o de forma cronológica na medida em que ocorreram e foram registrados. Tais períodos são: dos Patriarcas, de Moisés, das Conquistas, dos Juízes, dos Reis, do Exílio, do Retorno e do Silêncio.

Compilação dos Livros do Antigo Testamento
A compilação e o reconhecimento dos livros do Antigo Testamento levaram muito tempo. Alguns estudiosos defendem que o processo foi concluído ao tempo de Esdras (cerca de 500 a.C). Referências encontradas nos escritos de Josefo (historiador do primeiro século) indicam que naquela época as Escrituras Hebraicas (nosso Antigo Testamento) continham os mesmos trinta e nove livros que temos hoje, porém em outra ordem e divisões.
O mais importante, contudo, é a declaração do Senhor Jesus em Lc 11:51 sobre a extensão dos Livros Canônicos (que efetivamente compõem o Cânon – A Bíblia) ao acusar os escribas de serem culpados pelas mortes de todos os profetas que DEUS enviara, desde Abel (Genesis) até Zacarias (2Cr 24:20-21).
Note que o Segundo Livro das Crônicas está no final da Bíblia Hebraica, pois como já dissemos, a disposição dos Livros nesta é diferente, porém com o mesmo conteúdo.

Período Intertestamentário (Silêncio Profético)
Durante os quatrocentos anos entre o final do Antigo Testamento e a vinda do Senhor Jesus, os seguintes acontecimentos moldaram o mundo: (1) Os gregos sob o comando de Alexandre, o Grande, dominaram o mundo por algum tempo impondo seu idioma como o meio de comunicação internacional da época; (2) Sob o comando dos Macabeus, os judeus se revoltaram contra o domínio politico-cultural grego da época; (3) O Império Romano sucedeu ao grego, construindo estradas para a devida movimentação de seus exércitos pelas nações conquistadas; (4) As instituições judaicas (a Sinagoga e seus grupos) se estabeleceram e se desenvolveram nesse período.

Todos esses acontecimentos prepararam o cenário para o nascimento e o ministério do Senhor Jesus e a divulgação do Evangelho: as Boas Novas de Salvação!!

Neste link está o estudo completo sobre todos os livros que compõem o Antigo Testamento: Panorama do Antigo Testamento

Que DEUS o abençoe com o conhecimento de Sua Palavra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...