sexta-feira, 30 de outubro de 2020

O EXEMPLO DE PAULO: VIRTUDES A SEREM CULTIVADAS (1Ts 2:1-12)

 

CORAGEM E PERSEVERANÇA

1Ts 2:1 Porque vós, irmãos, sabeis, pessoalmente, que a nossa estada entre vós não se tornou infrutífera; 2 mas, apesar de maltratados e ultrajados em Filipos, como é do vosso conhecimento, tivemos ousada confiança em nosso Deus, para vos anunciar o evangelho de Deus, em meio a muita luta. 

Tg 1:12 Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. 

 

MOTIVAÇÕES HONRADAS

1Ts 2:3 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; 4 pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração. 

2Tm 2:15 Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 

 

HUMILDADE

1Ts 2:5 A verdade é que nunca usamos de linguagem de bajulação, como sabeis, nem de intuitos gananciosos. Deus disto é testemunha. 6 Também jamais andamos buscando glória de homens, nem de vós, nem de outros. 

Pv 29:23 A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.

 

 

MANSIDÃO

1Ts 2:7 Embora pudéssemos, como enviados de Cristo, exigir de vós a nossa manutenção, todavia, nos tornamos carinhosos entre vós, qual ama que acaricia os próprios filhos; 

Fp 2:  Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo...

 

ALTRUÍSMO

1Ts 2:8 assim, querendo-vos muito, estávamos prontos a oferecer-vos não somente o evangelho de Deus, mas, igualmente, a própria vida; por isso que vos tornastes muito amados de nós.

1Jo 4:10 Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. 11 Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros. 

 

DEDICAÇÃO

1Ts 2:9 Porque, vos recordais, irmãos, do nosso labor e fadiga; e de como, noite e dia labutando para não vivermos à custa de nenhum de vós, vos proclamamos o evangelho de Deus. 

Sl 90:17 Seja sobre nós a graça do Senhor, nosso Deus; confirma sobre nós as obras das nossas mãos, sim, confirma a obra das nossas mãos.

 

INTEGRIDADE

1Ts 2:10 Vós e Deus sois testemunhas do modo por que piedosa, justa e irrepreensivelmente procedemos em relação a vós outros, que credes. 

Ef 4:1 Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados

 

COMPROMISSO COM O ENSINO DA PALAVRA

1Ts 2:11 E sabeis, ainda, de que maneira, como pai a seus filhos, a cada um de vós, 12 exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

2Tm 3:16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

 

CONCLUSÃO

Que nossa vida cristã reflita essas virtudes!

1.    Coragem e Perseverança

2.    Motivações honradas

3.    Humildade

4.    Mansidão

5.    Altruísmo

6.    Dedicação

7.    Integridade

8.    Compromisso com o Ensino

 

quarta-feira, 28 de outubro de 2020

CRISTÃO MODELO (1Ts 1.2-10)

 

Marcantes pela fé, amor e esperança (1Ts 1.2-3)

2 Damos, sempre, graças a Deus por todos vós, mencionando-vos em nossas orações e, sem cessar, 3 recordando-nos, diante do nosso Deus e Pai, da operosidade da vossa fé, da abnegação do vosso amor e da firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, 

·         Fé em ação: Tg 1:25 “Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar.”

·         Amor: 1Co 13.1 “Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.”

·         Esperança: 1Pe 1:3 “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos”


Escolhidos e alcançados por DEUS (1Ts 1.4-5)

4 reconhecendo, irmãos, amados de Deus, a vossa eleição, 5 porque o nosso evangelho não chegou até vós tão somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo e em plena convicção, assim como sabeis ter sido o nosso procedimento entre vós e por amor de vós. 

·         Eleição: Ef 1.4: “assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor”

·         Poder: Rm 1.16: “Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego”

 

Imitadores de Cristo: o padrão perfeito (1Ts 1.6-7)

6 Com efeito, vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra, posto que em meio de muita tribulação, com alegria do Espírito Santo, 7 de sorte que vos tornastes o modelo para todos os crentes na Macedônia e na Acaia. 

·         Ef 4.12-13: “12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo”

 

Testemunhas eficazes (1Ts 1.8-9)

8 Porquê de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, mas também por toda parte se divulgou a vossa fé para com Deus, a tal ponto de não termos necessidade de acrescentar coisa alguma; 9 pois eles mesmos, no tocante a nós, proclamam que repercussão teve o nosso ingresso no vosso meio, e como, deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro 

·         Mt 28.19-20: “19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.”

·         At 1.8: “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra.”


Seguros de que a promessa se cumprirá (1Ts 1.10)

10 e para aguardardes dos céus o seu Filho, a quem ele ressuscitou dentre os mortos, Jesus, que nos livra da ira vindoura.

·         Cristo voltará: At 1.10-11: “E, estando eles com os olhos fitos no céu, enquanto Jesus subia, eis que dois varões vestidos de branco se puseram ao lado deles 11 e lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Esse Jesus que dentre vós foi assunto ao céu virá do modo como o vistes subir.”

·         Livres da ira vindoura: Jo 5.24: “Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.”

 

Conclusão

Que nós também sejamos cristãos:

·         Reconhecidos pela nossa fé, amor e esperança

·         Seguros nos braços de Deus, que nos resgatou

·         Imitadores de Cristo, seguindo seus passos

·         Testemunhas eficazes

·         Ansiosos pela volta de Jesus: MARANATA!!!!

1TESSALONICENSES - INTRODUÇÃO E SAUDAÇÃO INICIAL


1ª Carta de Paulo aos Tessalonicenses

 

Introdução

Paulo, Silas e Timóteo chegaram pela primeira vez na cidade portuária de Tessalônica na segunda viagem missionária (At 17:1-14). As pregações de Paulo esvaziaram a Sinagoga e por isso os judeus acusaram Jasom de traição à Cesar, pois ele hospedou Paulo. Paulo, Silas e Timóteo deixaram a cidade às pressas por causa da comoção. Paulo escreveu as duas cartas à igreja de Tessalônica em Corinto (3.6) e Timóteo retornou à cidade para confortar e motivar a igreja a seguir em frente.

Propósito

Orientar a igreja a seguir firme mesmo diante de perseguição; resistir à pressão de voltarem aos velhos costumes religiosos; instruir sobre a morte dos crentes e a volta de Cristo; dentre outras questões da vida na igreja.

Conteúdo

1.    Saudação 1.1

2.    Elogios à Igreja 1.2-10

3.    A conduta de Paulo entre os Tessalonicenses 2.1-12

a.    Sua retidão 2.1-4

b.    Sua diligência 2.5-9

c.    Seu comportamento irrepreensível 2.10-12

4.    A atenção de Paulo pelos Tessalonicenses 2.13 - 3.13

a.    Pelos seus sofrimentos 2.13-20

b.    Pelas suas provações 3.1-8

c.    Pelo seu crescimento constante 3.9-13

5.    Ensino prático e exortativo 4.1-5.28

a.    Ensino sobre crescimento cristão 4.1-12

                                          i.    Na vida sexual 4.1-8

                                        ii.    No amor fraternal 4.9-10

                                       iii.    Numa vida ordeira 4.11-12

b.    Ensino sobre os mortos em Cristo 4.13-18

c.    Ensino sobre o Dia do Senhor 5.1-11

d.    Ensino sobre deveres variados 5.12-28

 

Que o SENHOR edifique sua igreja para que ela cumpra sua missão de testemunhar do amor Dele pelos seus filhos!

 

Fonte: Bíblia Anotada, 1ª Edição - Ed. Mundo Cristão


SAUDAÇÃO INCIAIL 

1.    Firmados em Deus Pai e no Senhor Jesus (1Ts 1.1-2)

·         Ef 2.19-22

 

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

FAÇAMOS O BEM! (Gl 6:1-18)

 

FAÇAMOS O BEM ... CORRIGINDO E COMPARTILHANDO

6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado. 2 Levai as cargas uns dos outros e, assim, cumprireis a lei de Cristo. 3 Porque, se alguém julga ser alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana. 4 Mas prove cada um o seu labor e, então, terá motivo de gloriar-se unicamente em si e não em outro. 5 Porque cada um levará o seu próprio fardo.

FAÇAMOS O BEM ... INVESTINDO EM NOSSO DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL

6:6 Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará. 8 Porque o que semeia para a sua própria carne da carne colherá corrupção; mas o que semeia para o Espírito do Espírito colherá vida eterna

FAÇAMOS O BEM ... SEM CESSAR, E PRINCIPALMENTE AOS IRMÃOS

6:9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos. 10 Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

CORREÇÃO FINAL

6:11 Vede com que letras grandes vos escrevi de meu próprio punho. 12 Todos os que querem ostentar-se na carne, esses vos constrangem a vos circuncidardes, somente para não serem perseguidos por causa da cruz de Cristo. 13 Pois nem mesmo aqueles que se deixam circuncidar guardam a lei; antes, querem que vos circuncideis, para se gloriarem na vossa carne. 

GLORIEMO-NOS NA GRAÇA DE JESUS

6:14 Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo. 15 Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura. 16 E, a todos quantos andarem de conformidade com esta regra, paz e misericórdia sejam sobre eles e sobre o Israel de Deus.

DESPEDIDA E BENÇÃO

6:17 Quanto ao mais, ninguém me moleste; porque eu trago no corpo as marcas de Jesus.

18 A graça de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém! 

CONCLUSÃO

·         Façamos o bem!

o   Ajudando os irmãos a viverem para Cristo!

o   Cuidando de nossos pastores e mestres!

o   A todas as pessoas, principalmente aos irmãos!

·         E não esqueçam:

o   Estamos reconciliados com DEUS pela GRAÇA!

o   Desfrutemos da misericórdia de DEUS e da PAZ que só ELE nos dá

quarta-feira, 21 de outubro de 2020

ANDAI NO ESPÍRITO! (Gl 5:13-26)

LIBERDADE = AMOR AO PRÓXIMO

13 Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor. 14 Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 15 Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos.

 

1Jo2:9 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora, está nas trevas. 10 Aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há nenhum tropeço. 11 Aquele, porém, que odeia a seu irmão está nas trevas, e anda nas trevas, e não sabe para onde vai, porque as trevas lhe cegaram os olhos.

AS DUAS FORÇAS

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. 17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. 18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

 

Rm 7:22 Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; 23 mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros. 24 Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte? 25 Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor (...)

VOCÊ SEM DEUS

19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, 20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, 21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam. 

 

Cl 3:5 Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; 6por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7 Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.

VOCÊ COM DEUS

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. 24E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Cl 3:12 Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. 13 Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós; 14 acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.


CONCLUSÃO

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito26 Não nos deixemos possuir de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros.



segunda-feira, 19 de outubro de 2020

LIBERDADE E ETERNIDADE (Gl 5:1-12)


A GRAÇA PRODUZ LIBERDADE

5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

 

Cl 1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

 

APEGO À LEI = REJEIÇÃO À GRAÇA

5:2 Eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. 3 De novo, testifico a todo homem que se deixa circuncidar que está obrigado a guardar toda a lei. 4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes. 

 

Fp 3:18 Pois muitos andam entre nós, dos quais, repetidas vezes, eu vos dizia e, agora, vos digo, até chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. 19º destino deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles está na sua infâmia, visto que só se preocupam com as coisas terrenas.

 

ETERNIDADE COM DEUS, SÓ PELA FÉ

5:5 Porque nós, pelo Espírito, aguardamos a esperança da justiça que provém da fé. 6 Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor. 

 

1Pe 1:3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4 para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros 5 que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.

 

JUÍZO SOBRE OS QUE DISTORCEM A GRAÇA DE DEUS

5:7 Vós corríeis bem; quem vos impediu de continuardes a obedecer à verdade? 8 Esta persuasão não vem daquele que vos chama. 9 Um pouco de fermento leveda toda a massa. Confio de vós, no Senhor, que não alimentareis nenhum outro sentimento; mas aquele que vos perturba, seja ele quem for, sofrerá a condenação. 

 

Mc 9:42 E quem fizer tropeçar a um destes pequeninos crentes, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse lançado no mar.

 

NEGAR A GRAÇA É REJEITAR O SACRIFÍCIO DE CRISTO

5:11 Eu, porém, irmãos, se ainda prego a circuncisão, por que continuo sendo perseguido? Logo, está desfeito o escândalo da cruz. 12 Tomara até se mutilassem os que vos incitam à rebeldia.

 

Jo 3:18 Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 19 O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

 

CONCLUSÃO

·        A graça de Deus produz LIBERDADE, a qual se manifesta sobre nós mediante a que nos assegura ETERNIDADE COM DEUS!

·        Quem se apega à lei, às tradições e aos rituais, pensando assim se achegar à DEUS, rejeita a graça e o amor de DEUS e estará sujeito às consequências de sua decisão.

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

O SIGNIFICADO DAS ALIANÇAS: LEI (ESCRAVIDÃO) E GRAÇA (LIBERDADE) Gl 4:21-31

 

 

A ALEGORIA DAS DUAS ALIANÇAS

4:21 Dizei-me vós, os que quereis estar sob a lei: acaso, não ouvis a lei? 22 Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da mulher escrava e outro da livre. 23 Mas o da escrava nasceu segundo a carne; o da livre, mediante a promessa. 24 Estas coisas são alegóricas; porque estas mulheres são duas alianças; uma, na verdade, se refere ao monte Sinai, que gera para escravidão; esta é Agar

 

A EXPLICAÇÃO DA ALEGORIA

4:25 Ora, Agar é o monte Sinai, na Arábia, e corresponde à Jerusalém atual, que está em escravidão com seus filhos. 26 Mas a Jerusalém lá de cima é livre, a qual é nossa mãe; 27 porque está escrito: Alegra-te, ó estéril, que não dás à luz, exulta e clama, tu que não estás de parto; porque são mais numerosos os filhos da abandonada que os da que tem marido. 28 Vós, porém, irmãos, sois filhos da promessa, como Isaque. 

 

PREVALECE A NOVA ALIANÇA: A DA LIBERDADE

4:29 Como, porém, outrora, o que nascera segundo a carne perseguia ao que nasceu segundo o Espírito, assim também agora. 30 Contudo, que diz a Escritura? Lança fora a escrava e seu filho, porque de modo algum o filho da escrava será herdeiro com o filho da livre. 31 E, assim, irmãos, somos filhos não da escrava, e sim da livre.

CONCLUSÃO

·        DEUS ilustrou seus planos de salvação na vida de Abraão apresentando o peso e consequências da LEI e a promessa e bênçãos de sua GRAÇA.

·        Que estejamos sempre atentos aos exemplos bíblicos que apresentam a vontade de DEUS sobre nossas vidas

·        Que esteja claro em nosso coração que somos herdeiros da promessa de DEUS feita à Abraão, como sendo filhos da FÉ em CRISTO

 

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...