segunda-feira, 31 de agosto de 2020

O VALOR DAS PROVAÇÕES (Tg 1:2-8)

2º Estudo na Carta de Tiago

Tg 1:2 Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, 3 sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. 4 Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.5 Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. 7 Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; 8 homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos.

•Como enfrentar provações com alegria?
Tg 1:2

1.O exemplo de Habacuque (Hc 3:17-18)
•“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.”
2.O exemplo de Paulo (Fp 3:8)
•“sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo,”
3.O exemplo de Jesus (Is 53:11)
•“Ele verá o fruto do trabalho da sua alma, e ficará satisfeito; com o seu conhecimento o meu servo justo justificará a muitos, e as iniquidades deles levará sobre si.”

•O propósito das provações
Tg 1:3-4

•Perseverança
•Disciplina, compromisso, dedicação, foco
•Exemplo de Paulo (Fp 3:14) “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação em Cristo Jesus”
•Perfeição e integridade
•Rm 5:3 “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; 4 e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança.”
•Fé
•Rm 5:5 “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.”
•A fé nos leva à confiança
•A confiança nos leva à perseverança

•O essencial nas provações
Tg 1:5-8

•Sabedoria
•Pv 1:7 “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino”
•Ef 1:17 “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele”
•Sabedoria nos leva ao discernimento
•Fp 1:9 “e isto peço em oração: que o vosso amor aumente mais e mais no pleno conhecimento e em todo o discernimento, 10 para que aproveis as coisas excelentes, a fim de que sejais sinceros, e sem ofensa até o dia de Cristo”
•=> PERFEIÇÃO E INTEGRIDADE

•CONCLUSÃO

As provações criam condições para nosso crescimento espiritual, pois nos levam a confiar que DEUS está no controle e assim, perseveramos na fé, e esse esforço nos leva à buscar a sabedoria que vem de DEUS e assim, desfrutar da paz que só DEUS pode nos dar. E isso nos traz alegria.

NOSSA UNIÃO COM CRISTO (Cl 3:1-4)

 NOSSO FOCO

1 Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.

Ef 2:5 “estando nós ainda mortos em nossos delitos, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)”

Mt 6:33 “mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.”

NOSSOS PENSAMENTOS

2 Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; 

Fp 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento.”

NOSSO VIVER

3 porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.

Ef 4:22-24 “no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”

 NOSSA ETERNIDADE

4Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória.

1Co 15:50 “Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. 51 Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, 52 num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 53 Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade.”

 

CONCLUSÃO

Nossa união com Cristo faz com que:

·        Busquemos nosso desenvolvimento espiritual

·        Ocupemos nossos pensamentos com temas espirituais

·        Vivamos para a glória de Cristo

·        Aguardemos a volta de Cristo


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

CRISTO ESTÁ ACIMA DO MISTICISMO E DO ASCETISMO Cl 2:18-23

 

MISTICISMO ≠ SALVAÇÃO

O misticismo é o fenômeno pelo qual as pessoas buscam o divino por meio elementos sobrenaturais baseados em crenças, lendas, superstições, práticas e rituais.

 

ASCETISMO ≠ SANTIFICAÇÃO

Abstenção de prazeres carnais e do conforto material, como meio de alcançar a perfeição moral e espiritual como também doutrina intelectual ou religiosa que considera a disciplina e o autocontrole imprescindíveis para chegar a Deus.

 

MISTICISMO NÃO CONCEDE SALVAÇÃO

 

18 Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal, 19 e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem-vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. A obediência a tais práticas não vence o pecado

 

Rm 5:8-11 8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. 9 Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10 Porque, se nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do seu Filho, muito mais, estando já reconciliados, seremos salvos pela sua vida; 11 e não apenas isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, por intermédio de quem recebemos, agora, a reconciliação.

 

ð CRISTO + GRAÇA + FÉ = RECONCILIAÇÃO

 

ASCETISMO (PRIVAÇÃO) NÃO LEVA À SANTIFICAÇÃO

 

20 Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: 21 não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, 22 segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas coisas, com o uso, se destroem. 23 Tais coisas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor ascético; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade(extravagâncias).

 

Rm 13:12 Vai alta a noite, e vem chegando o dia. Deixemos, pois, as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz. 13 Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; 14 mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.

 

ð Responsabilidade

ð Equilíbrio

 

CONCLUSÃO

 

·        A salvação (reconciliação) com DEUS é realizada exclusivamente pela fé na obra de Cristo

o   Não pelo misticismo

 

·        Quando colocamos em prática os mandamentos de DEUS (2) desenvolvemos nossa santificação e vivemos de forma responsável e equilibrada

o   Não pela privação às coisas comuns da vida

CRISTO ESTÁ ACIMA DO LEGALISMO Cl 2:11- 17

  

JESUS NOS DEU A MARCA DE DEUS 

 

11 Nele, também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo12 tendo sido sepultados, juntamente com ele, no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos.

 

Ef 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa

 

 JESUS NOS RESGATOU DA MORTE ESPIRITUAL

 

13 E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos14 tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

 

Ef 2:4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;

1Co 15:55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? 56 O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo. 

 

PARA A LIBERDADE FOI QUE CRISTO NOS LIBERTOU

 

16 Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, 17 porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo.

 

Gl 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

 

CONCLUSÃO

·        Não há salvação pela LEI, apenas condenação

·        Jesus cumpriu a LEI e está acima do LEGALISMO

·        Fomos resgatados da morte eterna e agora estamos vivos para DEUS

·        Jesus nos deu a GRAÇA e agora somos livres em Cristo

 

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

CRISTO ESTÁ ACIMA DA FILOSOFIA - Cl 2:8-10

A FILOSOFIA GREGA

Os gregos possuíam uma forte tradição oral pautada nas narrativas dos mitos, o que dava conta de construir o pensamento coletivo e sua leitura de mundo. A partir do final do século VII a.C., surge a filosofia como a atitude de explicar o mundo de forma lógica e racional. Através do pensamento metódico e regrado oferecido pela razão, os gregos passaram a racionalizar as questões práticas do cotidiano e encontrar uma certa ordenação das coisas e do universo.

A LIMITAÇÃO DA FILOSOFIA

8 Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo

1Co 1:18 Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. 20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? 21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar os que creem pela loucura da pregação. 

 

JESUS É DEUS ENCARNADO: EMANUEL

9 porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade

Jo 1:14

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai.


JESUS NOS CONCEDEU SUA GLÓRIA

10 Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

Romanos

3:23: pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, 24 sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus,

8:1-2:  1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. 2 Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. 

29-30: 29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. 30 E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

 

CONCLUSÃO

·        A filosofia grega buscava racionalizar a existência humana e rejeitava a mensagem da Cruz

·        JESUS é DEUS, o único DEUS

·        JESUS compartilhou conosco sua glória

·        O sobrenatural de DEUS não está sujeito à limitação e racionalidade humana

 

 

 

domingo, 23 de agosto de 2020

CARTA DE TIAGO - INTRODUÇÃO

 

CARTA DE TIAGO

A FÉ EM AÇÃO


1:1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos que se encontram na Dispersão, saudações.


Os “Tiagos” do Novo Testamento

Tiago, filho de Zebedeu, irmão de João
Apóstolo – trio chegado de Jesus (João, Tiago e Pedro) Mc 5:37
Tiago, filho de Alfeu
Apóstolo – chamado Tiago Menor em Mc 15:40
Tiago, pai de Judas
Judas, escritor da carta. Lc 6:16
Tiago, o irmão do Senhor, filho de José e Maria
José e Maria consumaram seu casamento após o nascimento de Jesus conforme Mt 1:25
Conforme Gl 1.19, o mais velho dos meios-irmãos de Jesus (Tiago, José, Judas e Simão) sem mencionar suas irmãs não nomeadas conforme Mc 6.3; Mt 13.55.
Tiago assumiu a liderança da Igreja em Jerusalém conforme At 12:17 e 15.13

Data e Destinatários da carta

Data
A carta foi escrita por volta de 45 d.C.
Destinatários
“...às doze tribos que se encontram na Dispersão...”
Tiago escreve para os Judeus cristãos espalhados pela Judéia, Samaria e confins da Terra.
Note que o Pentecostes ocorreu por volta do ano 33 d.C. (At 2:1-5) e a perseguição que os dispersou ocorreu por volta de 35 d.C. (At 8:1). Paulo em suas viagens missionárias, sempre iniciava sua pregação nas Sinagogas


Propósito e Conteúdo da Carta

Propósito
“... Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos...” (Tg 1:22)
Conteúdo
Aspectos práticos da vida cristã e a forma como a fé opera na vida cotidiana
Diferente de Paulo, Tiago não expõe muitos elementos teológicos, abordando o tema de forma pragmática
Enfatiza que Jesus Cristo é o SENHOR catorze (14) vezes
Esclarece que a Lei foi satisfeita por Cristo
Faz referência ao juízo final seis (6) vezes
Enfatiza a fé em ação doze (12) vezes
O significado de “Fé sem obras é morta” Tg 2:17 à Luz de Ef 2:8-10

Tg 2:17

17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.

Ef 2:8-10

8 Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; 9 não de obras, para que ninguém se glorie. 10 Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.

Temas a serem estudados


O propósito das provações
As tentações
O propósito de Deus
A Palavra em prática
Acepção de pessoas
Fé e obras
Pecados da língua

Sabedoria
Mundanismo
Riquezas
Paciência
Juramentos
Oração
Resgate dos desviados

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

DEDICAÇÃO E COMPROMISSO - Cl 1:24-29

 DEDICAÇÃO EM CUMPRIR A ORDEM “IDE”

24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; 25 da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus

 Mt 28:18 Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. 19 Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.

PRECIOSIDADE DA REVELAÇÃO DE DEUS

26 o mistério que estivera oculto dos séculos e das gerações; agora, todavia, se manifestou aos seus santos; 27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória

 Ef 1:13 em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; 14o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória.


COMPROMISSO NO TESTEMUNHO E ENSINO

28 o qual nós anunciamos, advertindo a todo homem e ensinando a todo homem em toda a sabedoria, a fim de que apresentemos todo homem perfeito em Cristo29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.

 Ef 4:11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, 12 com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, 13 até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,

CONCLUSÃO

·        Que os líderes sigam o exemplo de Paulo e se dediquem ao cumprimento da ministração do evangelho

·        Que reconheçamos o privilégio que temos em conhecer os mistérios de DEUS revelados em CRISTO

·        Que haja em nós verdadeiro compromisso em testemunhar do amor de DEUS em CRISTO, ensinando a todos quantos crerem a seguirem os passos de JESUS

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

A SUPREMACIA DE CRISTO - Cl 1:13-23

 

 A OBRA DE CRISTO

1:13 Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados.

 

Ef 2:4 Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, 5 e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, — pela graça sois salvos, 6 e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus

 

A PESSOA DE CRISTO

1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. 17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste

 

Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 2 Ele estava no princípio com Deus. 3 Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez. 4 A vida estava nele e a vida era a luz dos homens. 5 A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevaleceram contra ela.

CRISTO E A IGREJA

1:18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, 19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude

 

1Co 15:20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 21 Visto que a morte veio por um homem, também por um homem veio a ressurreição dos mortos. 22 Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. 23Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda.

RECONCILIAÇÃO EM CRISTO

1:20 e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. 21 E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, 22 agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis

 

2Co 5:18 Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, 19 a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação. 

COMPROMISSO COM CRISTO

1:23 se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Ef 4:21 se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, 22 no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, 23 e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, 24 e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.

 

 

 

 

 

 

 

 

Data/Nome

Luísa

Luciana

Maurício

17/08

69,9

61,8

80,4

18/08

 

 

 

19/08

 

 

 

20/08

 

 

 

21/08

 

 

 

28/08

 

 

 

04/09

 

 

 

07/09 (21 dias)

 

 

 

11/09

 

 

 

18/09

 

 

 

25/09

 

 

 

02/10

 

 

 

09/10

 

 

 

16/10

 

 

 

23/10

 

 

 

30/10

 

 

 

 

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...