segunda-feira, 29 de junho de 2020

VIVENDO COM SABEDORIA: RELACIONAMENTO ENTRE EMPREGADOS E EMPREGADORES


Efésios 6:5-9

RECAPITULANDO

O Sábio aprende a ser humilde
Efésios 5:21: Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.

EMPREGADOS SÁBIOS APRENDEM A SERVIR COM TEMOR E AMOR
Ef 6.5 Quanto a vós outros, servos, obedecei a vosso senhor segundo a carne com temor e tremor, na sinceridade do vosso coração, como a Cristo, 6 não servindo à vista, como para agradar a homens, mas como servos de Cristo, fazendo, de coração, a vontade de Deus; 7 servindo de boa vontade, como ao Senhor e não como a homens, 8 certos de que cada um, se fizer alguma coisa boa, receberá isso outra vez do Senhor, quer seja servo, quer livre. 

Colossenses 3.23
Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens
Gênesis 39.2-4
2 O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. 3 Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, 4 logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.

EMPREGADORES SÁBIOS APRENDEM A LIDERAR COM TEMOR E AMOR
Ef 6.9 E vós, senhores, de igual modo procedei para com eles (temor a Deus e sinceridade no coração, v. 5), deixando as ameaças, sabendo que o Senhor, tanto deles como vosso, está nos céus e que para com ele não há acepção de pessoas.

João 13.12-17
12 Depois de lhes ter lavado os pés, tomou as vestes e, voltando à mesa, perguntou-lhes: Compreendeis o que vos fiz? 13 Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. 14 Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. 15 Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. 16 Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. 17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

CONCLUSÃO
·         Sirvam aos seus empregadores como se servissem à Deus
·         Tratem de seus empregados como Deus os trataria
·         Temor e Amor: receita do sucesso nas relações trabalhistas

quinta-feira, 25 de junho de 2020

VIVENDO COM SABEDORIA: RELACIONAMENTO ENTRE PAIS E FILHOS


Efésios 6:1-4

RECAPITULANDO
O Sábio aprende a ser humilde
Efésios 5:21
Sujeitem-se (submetam-se/subordinem-se) uns aos outros por temor (reverência/respeito) a Cristo.
A sujeição, quando recíproca, leva ao consenso!

OS FILHOS SÁBIOS APRENDEM A OBEDECER E HONRAR
Efésios 6.1 Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. 2 Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),3 para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra.
Mandamento e Promessa
Deuteronômio 5.16
16 Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor, teu Deus, te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.
Honrar: respeitar, dar orgulho (antônimo de envergonhar), reconhecer o valor.

OS PAIS SÁBIOS ENTENDEM SEU PAPEL DE AUTORIDADE
Efésios 6.4 E vós, pais, não provoqueis (leveis) vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação (ensino) do Senhor.

Responsabilidade dos pais
Pv 22.6
Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.

Padrão
Pv 1.7-9
7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. 8 Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. 9 Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.
2Tm 3:14-17
14 Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o aprendeste 15 e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. 16 Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Disciplina
Hb 12.11
11Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça.
Pv 22.15
15 A estultícia (insensatez movida pelo ego) está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela.
Pv 23.13-16
13 Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá. 14 Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno.
15 Filho meu, se o teu coração for sábio, alegrar-se-á também o meu; 16 exultará o meu íntimo, quando os teus lábios falarem coisas retas.

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Vivendo com sabedoria: Relacionamento entre Esposa e Marido



Efésios 5:21-33

O Sábio aprende a ser humilde
Efésios 5:21 Sujeitem-se uns aos outros por temor a Cristo.

Filipenses 2:5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, 6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
  
Sabedoria no relacionamento conjugal: Esposa
Efésios 5:22 Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como ao Senhor. 23 Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja. 24 Assim como a igreja se sujeita a Cristo, também vocês, esposas, devem se sujeitar em tudo a seu marido.

Filipenses 2:3 Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês. 4 Não procurem apenas os próprios interesses, mas preocupem-se também com os interesses alheios.

Sabedoria no relacionamento conjugal: Marido
Efésios 5:25 Maridos, ame cada um a sua esposa, como Cristo amou a igreja. Ele entregou a vida por ela, 26 a fim de torná-la santa, purificando-a ao lavá-la com água por meio da palavra. 27 Assim o fez para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha, ruga ou qualquer outro defeito, mas santa e sem culpa. 28 Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa, como amam o próprio corpo, pois o homem que ama sua esposa na verdade ama a si mesmo. 29 Ninguém odeia o próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele, como Cristo cuida da igreja. 30 E nós somos membros de seu corpo.

1Coríntios 13:4 O amor é paciente e bondoso. O amor não é ciumento, nem presunçoso. Não é orgulhoso, 5 nem grosseiro. Não exige que as coisas sejam à sua maneira. Não é irritável, nem rancoroso. 6 Não se alegra com a injustiça, mas sim com a verdade. 7 O amor nunca desiste, nunca perde a fé, sempre tem esperança e sempre se mantém firme.

A sabedoria no casamento reflete Cristo e a Igreja
Efésios 5:31Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só. 32 Esse é um grande mistério, mas ilustra a união entre Cristo e a igreja. 33 Portanto, volto a dizer: cada homem deve amar a esposa como ama a si mesmo, e a esposa deve respeitar o marido.

Conclusão
·         O sábio aprende a ser humilde
·         Esposa e marido exercitam a humildade em seu relacionamento
·         Esposa e marido sábios refletem Cristo e a Igreja: Testemunho!

segunda-feira, 22 de junho de 2020

Sabedoria: Relacionamento, Louvor e Gratidão à Deus


Efésios 5:15-20

Vivam como pessoas sábias
15 Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios (insensatos), e sim como sábios
Pv 1.7 O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.

O Sábio investe tempo em seu relacionamento com DEUS
16 remindo o tempo, porque os dias são maus. 17 Por esta razão, não vos torneis insensatos (néscios), mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. 
Rm 12.2 E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

O Sábio aprende a se alegrar louvando ao Senhor
18 E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução (descontrole), mas enchei-vos do Espírito, 19 falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais,
At 16.24 Este (o carcereiro), recebendo tal ordem, levou-os para o cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. 25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam.

O Sábio aprende a ser grato à DEUS, em todas as situações
20 dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo,
Fp 4.6 Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças.

Conclusão
·         Viva como uma pessoa sábia:
o   Invista tempo em seu relacionamento com Deus
o   Aprenda a alegrar-se louvando à Deus
o   Aprenda a ser grato à Deus em todas as circunstâncias


quinta-feira, 18 de junho de 2020

SOMOS REFLETORES DA LUZ DE CRISTO



Efésios 5:1-14

Andando nos passos de Jesus
1 Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; 2 e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Longe da imoralidade, ganância e obscenidades
3 Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos; 4 nem conversação torpe, nem palavras vãs ou chocarrices, coisas essas inconvenientes; antes, pelo contrário, ações de graças. 5 Sabei, pois, isto: nenhum incontinente, ou impuro, ou avarento, que é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. 

O discernimento nos livra da reprovação de DEUS
6 Ninguém vos engane com palavras vãs; porque, por essas coisas, vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. 7Portanto, não sejais participantes com eles. 

Reflita a luz de Jesus
8 Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz 9 porque o fruto da luz consiste em toda bondade, e justiça, e verdade, 10 provando sempre o que é agradável ao Senhor. 

Lance luz sobre as trevas ao seu redor
11 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. 12 Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha. 13Mas todas as coisas, quando reprovadas pela luz, se tornam manifestas; porque tudo que se manifesta é luz. 14 Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará.


quarta-feira, 17 de junho de 2020

SANTIFICAÇÃO NO DIA A DIA


Efésio 25-32

Fale sempre a verdade
25 Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros. 

Resolva os conflitos de forma pacífica
26 Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, 27 nem deis lugar ao diabo. 

Trabalhe honestamente
28 Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado. 

Fale com dignidade
29 Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. 30 E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção. 

Seja gentil e justo
31 Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. 32 Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.

Conclusão

Que suas atitudes no dia a dia sejam o reflexo de sua condição perante DEUS

sexta-feira, 12 de junho de 2020

Dons espirituais e seu propósito



Ef 4.7-16

1.        Definição dos dons: 4.7
a.      1Co 12.7
2.      O Doador dos dons: 4.8-10
a.      Jesus venceu o pecado e a morte e com isso, concedeu dons à Igreja para que ela se desenvolva
3.      A diversidade dos dons: 4.11
a.      Apóstolos: Enviados por Jesus. Embaixadores. Testemunhas oculares do ministério, morte e ressurreição de Jesus.
b.      Profetas: Aqueles que recebiam revelação direta de Deus para comunicar às pessoas.
c.       Evangelistas: Proclamadores do evangelho
d.      Pastores: Os que zelam pelo rebanho de Jesus
e.      Mestres: Os que se dedicam ao ensino da Palavra de Deus
4.      O objetivo dos dons: 4.12-16
a.      Unidade na fé
b.      Pleno conhecimento de Jesus
c.       Integridade
d.      Fundamentados na Palavra de Deus
e.      Crescimento contínuo
f.        Eficiência e eficácia da Igreja
g.      Cooperação
h.      Amor em ação


quarta-feira, 10 de junho de 2020

Unidos em um novo padrão de conduta



Efésios 4:1-6

1.        Nosso Chamado (4:1)
·         Vivei de modo digno! Rm 1.6; Rm 12.1; Cl 1.10

2.      Nosso padrão de conduta (4:2)
·         Humildade: Rm 12.3
·         Mansidão: Fp 2.5-7
·         Longanimidade: Tg 5:7
·         Apoio mútuo: At 2.42-47
·         Amor é ação, não sentimento: 1Co 13
·         Pacificadores: Rm 12.18

3.      Nossa Unidade (4:3-6)
·         Um corpo e um Espírito: a Igreja na qual ELE habita
·         Compartilhamos da Fé real em Cristo Jesus simbolicamente representada no Batismo
·         Um único SENHOR sobre todos nós: Pai, Filho e Espírito Santo

4.      Conclusões
      Vivam de modo digno! (4:1)
      Sigam o padrão de Deus! (4:2)
      Estamos juntos nesse desafio! (4:3)


segunda-feira, 8 de junho de 2020

TRANSFORMADOS E INSTRUÍDOS PARA A GLÓRIA DE DEUS!


 Efésios 3:14-21

Nosso coração está em obras (2:19-22)
2:19 Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, 20 edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; 21 no qual todo o edifício, bem-ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, 22 no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.

Transformação pelo Poder do Espírito Santo
14 Por esta causa, (Ef 2:19-22) me ponho de joelhos diante do Pai, 15 de quem toma o nome toda família, tanto no céu como sobre a terra, 16 para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; 17 e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor

Entendimento pelo Poder do Espírito Santo
18 a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade 19 e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus.

Consequências: Bençãos sem limite e Glória eterna à DEUS
20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, 21 a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!


AMADOS, INSTRUÍDOS E CAPACITADOS PARA ANUNCIAR O EVANGELHO


Efésios 3:1-13)

O motivo da prisão de Paulo em Roma (3:1-2)
1 Por esta causa eu, Paulo, sou o prisioneiro de Cristo Jesus, por amor de vós, gentios2 se é que tendes ouvido a respeito da dispensação da graça de Deus a mim confiada para vós outros; 

O mistério de Cristo é revelado (3:3-6)
3 pois, segundo uma revelação, me foi dado conhecer o mistério, conforme escrevi há pouco, resumidamente; 4 pelo que, quando ledes, podeis compreender o meu discernimento do mistério de Cristo, 5 o qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como, agora, foi revelado aos seus santos apóstolos e profetas, no Espírito, 6 a saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho;

O ministério do testemunho (3:7-9)
7 do qual fui constituído ministro conforme o dom da graça de Deus a mim concedida segundo a força operante do seu poder. 8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo 9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas, 

O papel da Igreja nos propósitos de Deus (3:10-13)
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais, 11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, 12 pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele. 13 Portanto, vos peço que não desfaleçais nas minhas tribulações por vós, pois nisso está a vossa glória.

Conclusões
·         O conhecimento de Cristo é para todos (1)
·         O mistério de Cristo é a Graça de Deus (3)
·         O ministério de Paulo é de todos nós: Sereis minhas testemunhas (8)
·         O propósito da Igreja é anunciar a reconciliação em Jesus (11)
·         Somos capacitados por Deus: Fé, confiança e ousadia para testemunhar (12)

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...