sexta-feira, 26 de abril de 2019

5ª Aula em Romanos - Justificados pela fé em JESUS!


Justificados pela fé em JESUS
Texto Básico: Romanos 3.21-26


I.                    A realidade humana:
a.       Rm 1.18; 3.23; 6.23a

II.                  A iniciativa de DEUS
a.       Rm 3.24-26; 5.8; 6.23b

III.                Justificação: declarar justo por meio da:
a.       Redenção (libertação de escravos): Rm 3.24
b.       Propiciação (aplacar a ira): Rm 3.24, 25 / Ex 37.6-9
c.       Manifestação da Justiça: Rm 3.26 (cumprimento cabal)

IV.                Justificação pela Fé: Rm 3.22
a.       Conhecimento: Rm 12.1
b.       Reconhecimento/aceitação: Rm 10.9
c.       Compromisso: Jo 14.21;23

Conclusão

Todos somos pecadores, portanto, separados de DEUS. A única solução é a justificação pela fé em Cristo. Sua obra consumada na cruz satisfez a justiça de DEUS, desviou de nós sua ira e nos declarou justos. Tudo pelos méritos de Cristo e não os nossos.

sábado, 13 de abril de 2019

4ª aula em Romanos - Todos são culpados


Texto Básico: Romanos 3.9-20
Introdução

A nossa disposição em tomar um remédio é proporcional ao conhecimento da gravidade da doença que temos. O tempo todo, Paulo está demonstrando que a humanidade é culpada diante de DEUS, portanto está debaixo da sua ira. Com isso, ele está realçando ainda mais o poder e a suficiência do evangelho de Jesus Cristo. Numa época em que as pessoas, tanto professos, quanto descrentes, sentem-se seguras espiritualmente com base em qualquer outra coisa, que não na obra consumada de Cristo, é necessário ensinar à respeito da culpa universal diante de DEUS e como ela pode ser removida somente por Jesus:

I.                    Todos são culpados

a.       Rm 3.9-18

b.      Sl 14.1-7; Sl 53.1-6; Ef 2.1-10; Is 53.1-6

II.                  A incapacidade da autojustificação

a.       Rm 3.19, 20

b.      Is 59 1-8; Gl 2.15,16


Conclusão

Durante todo o tempo, Paulo está preparando os seus leitores para a segunda parte da mensagem na carta aos Romanos, que se refere a como o Homem pode ser salvo. No entanto, até o momento ele procurou destruir qualquer tentativa de auto justificativa humana dos gentios e dos judeus. Dessa forma, ele desperta no leitor a necessidade que há em se buscar a salvação fora de si mesmo, ou seja, SÓ EM JESUS CRISTO.

3ª aula em Romanos - Religiosos mas indesculpáveis


Texto Básico: Romanos 2.17-3.1
Introdução
Sempre houve o perigo de o homem depositar a sua esperança de salvação em outros meios que não o evangelho de Jesus Cristo e no seu poder salvador. Por vezes ele confia no seu conhecimento da revelação de DEUS, no seu ritualismo religioso ou na sua tradição cristã. Este perigo sempre existiu e ainda existe muito mais presente do que imaginamos. A importância deste tema está exatamente em alertar contra esse falso sentimento de segurança num dia de comemoração de uma das principais datas religiosas, mostrando que apensa isso não nos livra da ira divina. Abaixo, veremos demonstrações de vã religiosidade e conseqüente permanência sob a ira de DEUS:
I.                    Profissão de fé sem testemunho
a.       Rm 2.17-24

II.                  Ritualismo sem obediência
a.       Rm 2.25-27

III.                Desequilíbrio entre conhecimento e fé
a.       Rm 2.28-3.1


Conclusão
                É hora de festa. Vamos celebrar a ressurreição, num domingo de Páscoa. Nossas festas nada serão se não forem acompanhadas por um conhecimento verdadeiro e uma fé genuína demonstrada em obediência aos mandamentos bíblicos. Não podemos nos apoiar num cristianismo nominal que a ninguém salva. Pelo contrário, ainda denigre a imagem do evangelho. Vivamos um cristianismo autêntico e verdadeiro.

ROMANOS - ESTUDO #26 – A IMPORTÂNCIA DA AMIZADE

Rm 16.1-16   Devemos receber bem os irmãos que chegam 16:1 Recomendo-vos a nossa irmã Febe , que está servindo à igreja de Cencrei...